AS TRICOTOMIAS PEIRCEANAS Classificação dos signos Referência: SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica . São Paulo: Brasiliense, 2007. A partir da divisão das partes que interagem na constituição do signo, Peirce estabeleceu classificações triádicas (tricotomias) dos tipos possíveis de signos (2007, p.83). As três tricotomias mais conhecidas consideram a relação: 1º) do signo consigo mesmo (ou seja, seu representâmen); 2º) do signo com seu objeto (dinâmico); 3º) do signo com seu interpretante. 1ª TRICOTOMIA (signo em relação a si mesmo): organiza os signos a partir das características do representâmen (do próprio signo). - O quali-signo é uma qualidade sígnica imediata, tal como a impressão causada por uma cor. O quali-signo é uma espécie de pré-signo, pois se essa qualidade se singulariza ou individualiza, ela se torna um sin-signo. Ex.: as impressões que as cores azul e rosa podem causar em um indivíduo, antes de singularizadas, são quali-signos, meras sensações ou qu...
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O SIGNO PEIRCEANO
REFERÊNCIA SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica . São Paulo: Brasiliense, 1983. "O signo é uma coisa que representa uma outra coisa: seu objeto. Só é signo se carregar essa capacidade de representar outra coisa. O signo não é o objeto – não pode se confundir com o objeto." (p.58) Uma foto representa o objeto fotografado (pessoa, paisagem etc.). Essa foto não é o objeto e só pode funcionar como signo justamente porque carrega a capacidade de substituir/representar seu objeto. "O significado de um signo é sempre um outro signo — seja este uma imagem mental ou palpável, uma ação ou mera reação gestual, uma palavra ou um mero sentimento de alegria, raiva... uma ideia, ou seja lá o que for — porque esse seja lá o que for, que é criado na mente pelo signo, é um outro signo (tradução do primeiro)". (p.59) Trata-se do caráter dinâmico do signo. Como somos seres de linguagem — porque só nos expressamos por meio de uma linguagem —, o resultado de uma interpre...
DEFINIÇÕES GERAIS
O QUE É SEMIÓTICA? A Semiótica (do grego semeiotiké: a arte dos sinais): pode ser definida como ciência geral dos signos. Estuda os fenômenos culturais como sistemas sígnicos, ou sistemas de significação. Interessa-se pelas linguagens, que são tomadas como sistemas sígnicos (pintura, fotografia, cinema, música, quadrinhos, publicidade, culinária, vestuário, gestos, religião, ciência etc.). Para Santaella, a semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como fenômeno de produção de significação e de sentido (2007, p.15). Para Winfried Nöth, "é a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura". (1995, p.19). - Quanto ao campo de abrangência da semiótica, Santaella assinala que: "Seu campo de indagação é tão vasto que chega a cobrir o que chamamos de vida, visto que, desde a descoberta da estru...
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